Tuesday, December 14, 2010

Reidrataçao do Tomate Seco Macerato

Para utilização direta do tomate seco à granel, como alternativa à conservação no óleo, podemos preparar a clássica reidratação, indicada também para a realização de vários tipos de receitas (canapés, pizzas, massas, tortas, lanches, etc).
Para a reidratação tradicional basta colocar o tomate seco em uma vasilha com água filtrada e vinagre comum, em iguais proporções. Por exemplo, para 150g de tomate seco normalmente usamos 0,5L de solução água+vinagre e deixamos em repouso de 20 a 30 minutos. Passado este tempo os tomates são agitados na solução e logo depois retirados, aplicando algumas sacudidas para tirar o máximo da solução de reidratação.
Em seguida coloque-os em um pano de algodão bem seco e deixe-os secar por uns 30 minutos, para que assumam a consistência macia. Se tiver pressa, a reidratação pode ser feita com a solução morna de água + vinagre por cerca de 10 a 15 minutos. No entanto, a reidratação à temperatura ambiente hidrata é mais eficaz e não altera o sabor do produto, já a solução morna acelera, principalmente, a maciez do produto.
Recomendamos que os tomates reidratados sejam utilizados no mesmo dia. Caso seja necessário armazená-los, devem ser acondicionados em vidro com tampa e cobri-los com óleo (veja receita de tomate seco no óleo). Para o uso em diferentes receitas sugerimos que os tomates sejam cortados em tiras finas.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...