Monday, August 6, 2012

Linguiça Defumada Caseira

Linguiça Calabresa Defumada, pendurada no meu barracão depois do processo de defumação.
Linguiça Calabresa Defumada, pendurada no meu barracão depois do processo de defumação.
Comecei estudar algumas receitas tradicionais de linguiças, tais como, a Calabresa, a Toscana e outras mais... Neste final de semana, finalmente fiz a primeira receita de linguiça calabresa defumada. Todo processo foi exclusivamente artesanal, com carne fresca de lombo de porco magríssimo, picada na mão e unida a temperos genuinamente caseiros, até a pimenta e a erva-doce saíram da minha horta orgânica.  A defumação foi feita com ervas aromáticas (alfavacão e alecrim) num processo lento, tipicamente usado na Itália para os defumados... que durou bem 20 horas.
Dos testes que fizemos entre nossos familiares o produto foi aprovado... em família todos nós fizemos linguiça... o nosso pai tinha um açougue e a gente passou a infância e grande parte da adolescência "enchendo linguiça" :-)

Estou organizando a produção de linguiças tradicionais e carnes em geral defumadas e na lista de produtos estão:
  • Linguiça Toscana
  • Linguiça Calabresa
  • Alheira
  • Toucinho defumado
Como são produtos artesanais, a minha ideia é produzir pequenos lotes sob encomenda. Então, quem estiver interessado em adquirir estes produtos podem entrar em contato comigo pelo email, assim irei organizar a produção e a entrega.

1 comment:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...